quinta-feira, 19 de maio de 2011

A importancia de dizer um Não.

Que dificuldade...quantas tentativas e a pequena palavra NÃO, não saía da minha boca. A impressão que eu tinha é que ela não fazia parte do meu vocabulário, não queria ser rude, não queria magoar, e sofria sem saber exatamente o porque. Questionava a necessidade de ser agradável o tempo todo e desconhecia a importância dessa até então megera e assustadora palavra em minha vida, pois sabia receber um NÃO, e aliás recebi vários deles, porém não conseguia pratica-lo a meu favor
Acredito que um dos motivos desta resistência à palavra tenha acontecido pela educação recebida, sempre fui extremamente gentil e muito bem educada, e também entendia que essa característica em meu comportamento era parte da minha essência, afinal sou uma pessoa pacífica, mas as pessoas ao meu redor não conseguiam visualizar da mesma forma, e fui rotulada como submissa, menos esperta,  menos inteligente, e é claro que o ser humano acaba sabendo explorar muito bem e abusar dessa “dita” fraqueza quando encontram uma pessoa assim. Acabei por um bom tempo sendo sobrecarregada, fazendo o que era de minha responsabilidade e o que era dos outros também. Como premio a esse tipo de atitude acabei por ganhar uma bela de uma úlcera e uma enxaqueca que até hoje teima em me fazer companhia.
O tempo me fez entender a importância do NÃO, porque o SIM é livre, faz parte da nossa natureza, pois trazemos juntos em nossas buscas, nossos sonhos....ele vem com sinal verde em nossas vidas, porém o NÂO cria limites, e impõe regras extremamente necessárias em uma sociedade. O NÃO é saudável e construtivo, e depois que você aprende a usá-lo a seu favor, ele acaba tornando-se fundamental para o seu crescimento, o crescimento das pessoas em sua volta, para sua saúde mental, e acaba criando uma parede imaginária de espaço, pois mostra até aonde as pessoas podem ir em relação a você e isso é essencial para um convívio sadio e harmonioso.
Então, bora bora,  pratique o NÃO  e seja feliz!!
Beijos no coração de todos!!
NÃO!

Um comentário:

  1. Realmente Sandra,você foi muito feliz em ventilar esse assunto.Muitos e muitos já sofreram verdadeiras tragédias, consequências de NÃO conseguirem dizer não .É preciso dizer NÃO com firmeza,quando for preciso.

    ResponderExcluir